Acupuntura e Moxabustão são reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade

27/05/2011 13:30

 

A Acupuntura já tinha visto os seus benefícios reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde, mas agora foi a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a reconhecê-la como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade (PCIH).

A decisão foi conhecida durante a realização do Comitê Intergovernamental da UNESCO, em Nairóbi, no Quênia, a 16 de Novembro de 2010. A Moxabustão, outra especialidade da Medicina Chinesa, foi também nomeada na mesma categoria, durante o encontro no Quênia.

A lista do patrimônio cultural intangível da humanidade foi criada em 2003 com o propósito de proteger as culturas e tradições populares.

Segue abaixo o relatório da UNESCO sobre a atribuição deste reconhecimento à Acupuntura e à Moxabustão. 

 

Acupuntura e Moxabustão da Medicina Tradicional Chinesa

 

Inscritas em 2010 na Lista de Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade

 

País: China

 

A acupuntura e a moxabustão são técnicas da medicina tradicional chinesa extensamente praticadas na China, e igualmente encontradas nas regiões do sudeste da Ásia, da Europa e das Américas.

As teorias da acupuntura e da moxabustão sustentam que o corpo humano atua como um universo pequeno conectado por canais, e que pela estimulação física destes canais o praticante promove a autorregulação das funções do corpo humano e traz saúde ao paciente.

Esta estimulação envolve a queima da moxa (artemísia) ou a inserção das agulhas em pontos destes canais, com o intuito de restaurar o equilíbrio do corpo e prevenir e tratar doenças. Na acupuntura, as agulhas são selecionadas de acordo com a condição individual e usadas para puncionar e estimular os pontos escolhidos. Moxabustão é geralmente dividida em moxabustão direta e indireta, na qual cada cone de moxa é colocado diretamente nos pontos ou palitos de moxa são usados e mantidos a certa distância da superfície do corpo para aquecer a área escolhida.

Os cones e palitos de Moxa são feitos das folhas secas de artemísia.

A acupuntura e a moxabustão eram ensinados através da instrução verbal e da demonstração, transmitidas pelas relações do mestre-discípulo ou através dos membros de um clã. Atualmente, a acupuntura e a moxabustão também são transmitidas através da educação acadêmica formal.

 

Documentos

Formulário de nominação: Inglês/Francês

Consentimento das comunidades: Chinês/inglês

 

Decisão 5.COM 6.6

 

O comitê (…) decide que [este elemento] satisfaz os critérios para a inscrição na Lista de Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, como segue:

 

R1: A acupuntura e a moxabustão são um conhecimento e uma prática tradicionais que estão sendo transmitidos de geração à geração e reconhecidos pelas comunidades chinesas no mundo inteiro como parte de sua herança cultural intangível;

R2: Sua inscrição na Lista Representativa pode contribuir com o aumento de consciência a respeito da medicina tradicional no mundo inteiro, ao promover o intercâmbio cultural entre a China e outros países;

R3: Uma série de medidas de proteção presentes e futuras visa proteger e promover o elemento, suportado pelos compromissos do Estado, das comunidades e dos portadores da habilidade para a sua implementação;

R4: A nominação demonstra que os praticantes que participaram no processo da nominação e forneceram seu livre, prévio e informado  consentimento;

R5: A acupuntura e a moxabustão estão inscritas na Lista Nacional de Patrimônio Cultural Intangível administrada pelo Departamento do Patrimônio Cultural Intangível do Ministério da Cultura.

 

Fontes: https://www.esmtc.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=274

https://www.unesco.org/culture/ich/en/RL/00425